Seminário de Segurança de Voo – SERIPA III


A JETTAG esteve presente no Seminário de Segurança de Voo, organizado pelo Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III). O evento ocorreu no auditório da ANAC, no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com o objetivo de debater com a comunidade aeronáutica assuntos relevantes para a segurança nas operações aéreas, dentre elas aspectos jurídicos das ocorrências aeronáuticas, Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional, a influência da manutenção das aeronaves na Segurança de Voo, risco da fauna e outros assuntos de grande importância para a segurança nas operações aéreas.

O evento contou com a participação da International Helicopter Safety Team (IHST), que recentemente formalizou uma união com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para criar o BHEST (Brazilian Helicopter Safety Team). O objetivo da união é prover legitimidade às ferramentas desenvolvidas pelo grupo, permitir a atualização de normas e regulamentos de forma a melhorar a segurança de voo nas operações de asas rotativas e alcançar os pequenos operadores de helicópteros.

Além disso, uma excelente apresentação ministrada pelo CENIPA a cerca do risco de fauna, alertou os operadores quanto a utilização da ficha CENIPA 15, que deve ser utilizada quanto ao avistamento, quase colisão e colisão com a fauna, ao invés do RELPREV.